A nossa realidade!

Depois de cinco anos de investimento (a todos os níveis) num curso académico, o mínimo exigível é termos uma oportunidade para demonstrarmos as nossas capacidades. Mas neste momento, oportunidades não existem num país chamado Portugal. De que serve uma licenciatura? Confere um título de habilitações e nada mais. Devia acrescentar uma mais valia primordial que se chama empregabilidade. Mas não acrescenta…

É triste ter de mendigar por um emprego e bater de porta em porta sem sucesso. Ainda mais quando se tem uma vontade enorme de trabalhar, de querer ser útil e não poder. É isto que acontece a muitos dos licenciados portugueses, com excepções pontuais deste ou daquele curso. Estou em crer que são poucas as excepções na actualidade. Dá vontade de deixar de ser português!

Escolhi o meu curso em plena consciência. Gostei da minha licenciatura que correspondeu em tudo às minhas expectativas. Posso dizer que completei o meu plano de curso de forma exemplar. Dediquei-me, fiz sacrifícios e mais, “obriguei” os meus pais a um investimento monetário na minha carreira profissional. E agora? Agora tenho 23 anos, não tenho emprego e continuo a depender economicamente dos meus pais. De que me vale um papel onde está escrito que sou licenciado em Comunicação Social? Acrescenta conhecimentos mas nada traz de palpável.

Num dia adormeci recém-licenciado e no outro acordei recém-desempregado.

Comentários

FP disse…
não desistas, NUNCA!

Mensagens populares