Parque da Cidade

Desde a inauguração e a primeira visita ao Parque da Cidade (ou da Devesa) que sou um cidadão famalicense mais feliz. Vale o que vale até porque a minha opinião não passa disso mesmo e muito pouca diferença poderá fazer. Mas não será por isso que deixarei de escrever que a beleza e a grandiosidade de uma cidade está não só na imponência das obras, no número de habitantes ou até no número de visitantes que consegue atrair, mas sobretudo na qualidade de vida que proporciona a todos os que nela habitam. E isso indubitavelmente não tem preço.

O Parque da Cidade dará mais saúde aos famalicenses, transformará o seu quotidiano, tornando-o mais agradável e proporcionando uma alternativa para uma qualquer actividade de lazer ainda para mais em contacto com a natureza. E se cá estamos todos para em força apontar o dedo aos governantes e políticos deste país, nestes momentos devemos também enaltecer a coragem de quem acreditou neste projecto e tudo fez para que o mesmo se concretizasse. E é cada vez menos comum a aposta no verde, nos espaços em que se promove a natureza em detrimento do cimento, dos prédios, do crescimento desmesurado e desgovernado das cidades e das regiões. E na minha opinião (mais uma vez a minha opinião) Famalicão tem crescido de forma equilibrada e sustentada. Mérito a quem o tem.

Nada melhor do que ter a possibilidade de passear num espaço verde dentro de uma cidade, poder praticar desporto em contacto com a natureza, ler um livro com um rio por perto, assistir a espectáculos ao ar livre ou simplesmente poder ficar sentado num banquinho e respirar ar puro.

É óbvio que nem tudo está perfeito e operacional ou simplesmente conforme o idealizado. Mas são pormenores ou "pormaiores" passíveis de resolução com o tempo. Levantam-se ainda questões como a segurança e o possível vandalismo de algumas zonas, mas as mesmas pessoas que garantiram a concretização deste projecto serão certamente capazes de garantir a segurança de todos quantos diariamente usufruem e usufruirão do Parque da Cidade.

Como famalicense, sinto orgulho no Parque da Cidade. E é mais uma razão para gostar de viver nesta cidade.

Comentários

Mensagens populares