O rigor é isto

«O FC Porto venceu o Málaga com golo de João Moutinho em fora-de-jogo»

Foi desta forma que ontem à noite a SIC Notícias abriu o desporto na edição de meia noite. E desta forma ignorou por completo uma grande exibição do Porto na Liga dos Campeões que banalizou aquela que muitos dizem ser a equipa sensação da presente edição da prova. Ignorou o facto dos portistas terem sido melhores do que o Málaga, desvalorizando a grande qualidade de jogo apresentada e o facto de ter sido esmagador na posse de bola, de ter sido a única equipa a querer ganhar a partida e a controlar os acontecimentos do primeiro ao último minuto.

O Málaga fez um remate à baliza em todo o jogo. E fez um remate porque o Porto não deixou fazer mais nenhum. Li em alguns jornais espanhóis que a exibição de ontem foi a pior do Málaga esta época. Acredito. Mas os espanhóis jogaram aquilo que o Porto permitiu que jogassem. Por muito que custe a admitir.

E porque se esquecem que quem não viu o jogo vai assim ficar com uma ideia errada do que se passou na noite de ontem no Estádio do Dragão. Tudo isto se torna mais grave quando se afirma de forma peremptória que o golo foi em fora-de-jogo. Para mim João Moutinho está em linha e no máximo admito que seja um lance duvidoso, discutível. Difícil porque os jogadores se estão a movimentar em sentidos contrários e se trata de uma jogada muito rápida. Na televisão e em câmara lenta é sempre mais fácil tirar as medidas, dar opiniões e apresentar certezas. Ainda assim, sempre ouvi dizer que em caso de dúvida os auxiliares devem beneficiar quem ataca. Ninguém pode dizer que o lance do golo, ao vivo e a cores, na hora, no estádio, não deixe dúvidas.

Por cá iremos constantemente desvalorizar os nossos feitos. Seja num jogo de futebol, seja numa qualquer inovação alcançada. O título de abertura do noticiário da SIC ignora por completo o que se passou no Porto-Málaga. O rigor não é isto.


P.S.: Vi o jogo em directo na TVI e outra coisa que me irrita solenemente é um dos comentadores não acertar num único nome dos jogadores do Porto. Não saber e trocar o nome dos jogadores do Málaga até dou de barato pois pode não estar tão familiarizado, embora tenha o dever de estar minimamente preparado. Agora chamar Lucho Gonzalez ao Mangala e Jackson Martinez ao Alex Sandro, isso já começa a ser demais. É que não acertou uma única vez com o nome correcto.


Comentários

Mensagens populares