A década inútil

«É uma década que não deixa saudades. Nenhum facto verdadeiramente grandioso a marcou. Aqui e ali, e como era inevitável, a ciência avançou - sobretudo no domínio da medicina e das comunicações. Mas o mundo não ficou mais seguro, mais viável ou mais justo.

A vida moderna não ficou mais agradável, os princípios éticos dominantes são os impostos por uma maioria imbecilizada, que não lê, não se informa e não reflecte - apenas troca opiniões sem fim e sem responsabilidade alguma na profusão de blogues, redes sociais e revistas de mexericos onde se imaginam na vanguarda de qualquer coisa importantíssima.

Se alguma coisa caracteriza o nosso tempo é a legitimidade da mediocridade. Esta foi uma década de avanço da mediocridade. Mas talvez a próxima seja uma época de exigência: se não por escolha, talvez por necessidade.»

"A década inútil", por Miguel Sousa Tavares

Comentários

FP disse…
tão oportuna e essa reflexão do teu escritor favorito.

eu já tinha reflectido, de mim pra mim, sobre essa tendência para a mediocridade.

modestamente acho q a tendência é para vivermos agora uma década de alheamento.. alheamento das causas importantes, dos assuntos que realmente interessam, em virtude de a tendência ser para a submersão cada vez maior na mediocridade.

mas como eu percebo mt pouco de tudo,espero estar enganadinha da silva.

q 2010 te corre pelo melhor, bru.
Bruno Marques disse…
Acho que cada vez temos mais formas de comunicarmos uns com os outros e cada vez estamos mais isolados e somos mais individualistas. E concordo com essa parte de vivermos alheados das causas, sejam elas grandes ou pequenas.

Espero, tal como o MST, que a próxima década seja de excelência. Porque estamos necessitados de muitas melhorias. Isso é certo...

Bom 2010 também para ti!

Mensagens populares