Navio Hospital Gil Eannes

Durante as minhas férias de Setembro tive oportunidade de viajar por Portugal. Um dos destinos escolhidos foi Viana do Castelo, uma cidade muito interessante. Nessa incursão por Viana visitei o Navio Hospital Gil Eannes que está em exposição na antiga doca comercial de Viana do Castelo.

E vale muito a pena visitarem o navio por dentro e para além disso estão a ajudar a Fundação Gil Eannes que resgatou este navio para operações de reabilitação e restauro. «O navio hospital Gil Eannes constitui para os vianenses um precioso símbolo da notável tradição de qualidade da construção naval na Foz do Lima e, é uma memória viva da assistência prestada aos nossos pescadores da frota bacalhoeira nos mares gelados do Atlântico Norte, sendo igualmente, uma venerável relíquia da frota oceânica nacional do século XX de que é o único exemplar ainda existente».
Se subirem a bordo podem ver a ponte de comando, cozinha, casa das máquinas, consultório médico, gabinete de radiologia, bloco operatório, diversos camarotes e salas de exposições temporárias. Sabiam que em cada época de pesca se realizavam entre 4000 e 4500 consultas médicas? E cerca de 70 operações de grande cirurgia. Vale a pena visitarem!

Se estiverem interessados em saber mais consultem o site da Fundação em http://www.fundacaogileannes.pt/

Comentários

Mensagens populares