Especialidade

Ultimamente tenho apurado a minha arte de estrelar ovos. Posso mesmo afirmar que sou o melhor cozinheiro, na vertente de ovos, aqui de casa. A primeira fase desta minha especialidade passou por alcançar com sucesso o acto de partir a casca do ovo sem espalhar tudo na fritadeira. Do género, evitar que estas minhas mãos brutas partissem em mil pedaços o pobre do ovo.

Ultrapassada essa dificuldade, e como não podia deixar de ser, surgiram mais problemas. Tipo, como perceber quando é a altura certa de tirar o ovo estrelado do tacho. Ou, quando é que o sal é suficiente e a partir de que momento é que a gema não está pouco ou demasiado passada.

Neste momento domino a técnica na totalidade. Aliás, consigo mesmo virar o ovo sem estragar tudo e fazer com que a parte da gema fique tal e qual como gosto. Um pouco de molho para o pão, um pouco de uma espécie de ovos mexidos. Perfeito. E afinal o que mais me importa é colocar em prática tudo o que sempre idealizei para um ovo frito. Pode parecer algo básico, mas para mim é uma satisfação muito idêntica à de ver o Porto sagrar-se campeão no Estádio da Luz. Mesmo que às escuras.

Comentários

Sandra Alves disse…
Algo esta errado quando um homem feito se gaba que já consegue estrelar um ovo. As feministas dos anos 70 ate pularam! Faxabôr de avançar para o século XXI e apresentar serviço com um jantar decente com sopa, prato e sobremesa! Ovo estrelato??? Tamos aqui, tamos no arroz com atum... Blharrrrgg
Bruno Marques disse…
Pequenas conquistas. Um passo de cada vez. Estou habituado a ir de baixo para cima. Pelo que hei-de chegar ao serviço completo. :)

Mensagens populares