Comunicação

«A cada um o seu assessor

Colocaram a carteira profissional de "lado" para se dedicarem a outro tipo de comunicação. São vários os ex-jornalistas que fazem assessoria a candidatos às autárquicas. O desemprego e o gosto pelo marketing político foram determinantes para essa opção.

O seu trabalho, segundo os ex-jornalistas, tem "benefícios" para os candidatos, porque é "mais barato" do que o de uma agência de comunicação, mas também por ser personalizado e pelos conhecimentos que têm na zona.

"Durante cinco meses, só respiro para o Fonseca (candidato do PS à Câmara de Ourém)", disse à Agência Lusa Anabela Vaz, única responsável pela comunicação e marketing político de Paulo Fonseca. Para Anabela Vaz, que abandonou o jornalismo há nove anos, a opção por uma única pessoa em vez de uma agência de comunicação "só traz vantagens" para os candidatos autárquicos.

Apesar de estar a fazer assessoria gratuitamente, por apoiar o candidato do PS à Câmara de Aveiro e fazer parte da lista num lugar elegível, José Carlos Maximino, ex-jornalista do JN, também considera que uma única pessoa no relacionamento com a comunicação social tem "mais vantagem" do que uma agência.

"É uma mais valia", diz, adiantando que conhece os jornalistas de Aveiro, o que "facilita" o trabalho, que passa por "fazer a ponte entre órgãos de comunicação social e candidato".»

In Jornal de Notícias, quarta-feira, 7 de Outubro de 2009

Vi este artigo no jornal e achei engraçado e oportuno nesta fase do campeonato...

Comentários

Jorge Rita disse…
E conhecemos alguns exemplos. Uns melhor outros nem por isso, mas parece-me que muitas vezes os candidatos são muito mal aconselhados e estão mal preparados para responder a todas as provocações enerentes á campanha.
Confesso que ao que vejo acho que tinha jeito para desempenhar o lugar. Apenas um senão, tinha de ser «à minha maneira» e esta parte ja é bem mais dificil de fazer cumprir...
Bruno Marques disse…
Concordo contigo. Em tudo. E como tu dizes, se tivesse um cargo destes teria de ter alguma liberdade para poder fazer as coisas à maneira que achasse melhor. Ou seja, os pormenores ligados à comunicação teriam de passar pela minha pessoa. :) E sabemos que a autonomia por vezes não é a desejável.
Unknown disse…
Há histórias que ficam na história da gente! (mudado também pode ser).
Um trabalho engraçado.

Mensagens populares