Suécia
Viajar é de certeza uma das formas mais interessantes de enriquecimento pessoal. Em vivências, histórias, conhecimento de diferentes hábitos, tradições, formas de viver, modos de perceber o mundo.
Na foto: Nykoping
Estou numa pequena cidade da Suécia chamada Nykoping. Em trabalho. E é engraçado ver como as coisas podem ser diferentes de lugar para lugar. Primeiro, aqui na Suécia tudo é mais simples e sem grandes luxos. Os suecos não são de grandes floreados. São pragmáticos. Depois, são muito ligados à inovação e ao conhecimento, estando sempre na vanguarda da tecnologia e querendo sempre inovar e ir mais além.
Mas é claro que têm os seus problemas. Por exemplo, o alcoolismo. Vocês sabiam que o Estado sueco não permite a venda de bebidas com elevado teor de álcool em qualquer bar ou café? Para além disso, em alguns sítios, só vendem bebidas alcoólicas se a pessoa comprar também algo para comer. É uma imposição do Estado. Um sueco com quem estamos a reunir disse que as pessoas daqui estão sempre mais preocupadas com o teor de álcool de qualquer bebida do que em saber a quantidade ou mesmo qual a bebida. Só para terem a dimensão do problema.
Esse mesmo senhor sueco, que já trabalhou nas Nações Unidas e viajou pelos quatro cantos do mundo, farta-se de contar as suas histórias, como aquela em que foi trabalhar com 45 graus negativos e a bicicleta congelou ou outra em que percorria cerca de sete quilómetros em skis para comer um cachorro quente. Já com alguma idade, agora diz que não é capaz. E termina a história com um simples: "Life is funny". E é...
Na foto: Nykoping
Comentários